sexta-feira, 4 de abril de 2008

"Louve a Deus!"

" E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões." Joel 2:28

Todos sabemos que a volta do nosso Senhor Jesus Cristo está próxima, e muito mais do que pensamos pois estamos cada dia mais preocupados com nossos afazeres e cuidados com as coisas desse mundo e nao percebemos que cada dia mais afastamos o espírito Santo de Deus de nossos corações. A revelação dada ao profeta Joel citada acima fala dos últimos dias; fala de um momento onde os homens estarão cada dia mais afastados do SENHOR mas não seria geral; como nos tempos de Noé e como nos tempos de Ló ainda restariam alguns que achariam graça perante o SENHOR e estariam a buscá-lo de dia e de noite em oração e estudo de sua palavra. Mesmo em dificuldades e dor causados pelo mal estariam buscando a mão e o favor do Deus todo poderoso incessantemente. É para estes que é dada a palavra de esperança revelada por Deus ao profeta "...derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões." Para que se cumpra também a promessa: "Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração." Jeremias 29:13

A morte de Jesus, "...o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo." João 1:29, abriu um caminho que nos leva diretamente a Deus. Qualquer ser humano pode se achegar perante o trono do SENHOR tendo como único mediador o próprio Jesus que afirmou "Ninguém vem ao pai senão por mim." João 14:6

Como todos os filhos de Deus tenho tentado a cada dia, pela Sua Graça, um encontro com Ele. A vida continua com seus problemas e desafios e somente pelo estudo de Sua palavra e oração incessante é que esse encontro se torna possível. Deus nunca deixa seus filhos no escuro, Ele sempre ouve e atende as orações dos que o buscam diariamente e Se faz presente e Se faz ouvir, mas é preciso que estejamos com os olhos, os ouvidos e o coração atentos para a Sua voz e é sobre o ouvir dessa voz que relato aqui um sonho que tive.

No meu Sonho estava eu em mais um dia comum como qualquer outro. Então me vi em um lugar que não conheço - mas tenho certeza de que era aqui mesmo, nesse mundo - um lugar escuro com o céu completamente encoberto por espessas nuvens também escuras que não pareciam nuvens de chuva; eram como poluição matizada em tons de cinza e vermelho. Era como se o véu que cobre nossa visão da verdadeira face desse mundo tomado pelo mal, pelo pecado e pela dor houvesse sido removido. Como se as últimas coisas que Deus ainda preserva nesse mundo para levar os homens a contemplarem seu poder, amor e benevolência houvessem sido completamente destruídas e tiradas de diante dos homens. Eu me via só nesse momento e parecia acostumado com aquilo como se não tivesse esperança no futuro e o mundo inteiro parecia uma grande prisão com grades e sem ter como sair dalí.
O sonho começou com um som que parecia ecoar na minha cabeça mas eu não conseguia distinguí-lo. Era um som baixo e agudo que a princípio não incomodava mas aos poucos foi chamando a minha atenção e eu saí para ver. Nesse momento me encontrei com algumas poucas pessoas que também haviam sido atraídas pelo som que ia aumentando lentamente até tornar-se audível como uma canção; uma canção como eu nunca havia ouvido em minha vida, nem as mais belas músicas já compostas por homens inspirados pelo SENHOR podiam se comparar àquela. Era um som belo e ao mesmo tempo atemorizante como relatado por alguns personagens Bíblicos como Daniel quando se viu diante do Anjo do SENHOR. Gostaria eu de conseguir reproduzir aquela canção para mostrar ao mundo a maravilha que me foi mostrada mas, quem sou eu para conseguir tal feito? Nem mesmo se dedicasse o restante de minha vida a aprender música com os maiores mestres do mundo. Mas até então eu não havia compreendido nenhuma palavra e nem mesmo o que se passava mas, sabia eu que aquele dia não era mais um dia comum e que algo grandioso estava a acontecer.
Estávamos ali a ouvir a canção e - ao menos em mim - surgiu um medo terrível do julgamento do SENHOR e agora toda a minha vida se passava diante de mim mas lá fiquei parado olhando, agora para o céu, e cheio de temor. Pensei em sair dalí porém, lembrei-me das promessas do SENHOR e não mais tentei fugir; parei-me, virei-me para trás e olhei para o alto e não mais tive medo, foi quando surgiu no céu uma nuvem como fumaça que era mais escura que as outras mas girava e se abria; foi quando aquele som se intensificou e do meio da nuvem vimos descer em direção à terra muito Anjos, incontáveis e o som que ouvimos era de suas vozes juntas em perfeita harmonia repetindo na mais bela canção: "LOUVE A DEUS!"
Não parecia ser um sonho sobre a volta de Jesus, parecia apenas um aviso, um anuncio, um chamado que ecoava nos ares: "LOUVE A DEUS!"E foi assim que acordei, e a canção ainda estava em minha mente mas aos poucos foi desaparecendo sua melodia ficando apenas suas palavras (o que considero mais importante), "LOUVE A DEUS!".

Sei que meu sonho foi dado por Deus. Ele não apresenta nada de novo, nada que o SENHOR já não tenha dito a seu povo durante toda a história da humanidade; mas em nosso mundo hoje a maioria das pessoas se esquecem do Amor Criador, Libertador, Redentor e Salvador.

"LOUVE A DEUS!" É a mensagem para o mundo hoje e vem de encontro com a Palavra de Deus em Apocalipse:

"E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." Apocalipse 14:6-7

Voar pelo meio do céu = Velocidade e urgência
Um evangelho Eterno = A eternidade da palavra de Deus
Toda nação, tribo, língua e povo = Extensão mundial
Temei a Deus e dai-lhe glória = "LOUVE A DEUS!"
Adorai aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas = O único Criador e digno de todo o louvor e adoração.

Ninguém precisater medo do "fim do mundo". Mas estamos, sem dúvida, vivendo a última noite desse mundo como o povo de Deus na última noite no Egito quando da sua libertação. Estamos vivendo os últimos dias de graça como o povo nos tempos de Noé antes de a porta da arca ser fechada.

Para não ter medo do mundo escuro e não ser deixado de fora do novo mundo é simples: "Todo ser que respira louve ao SENHOR." Salmos 150:6

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Comer ou não comer Parte I


“Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.” I Coríntios 3:16 e 17

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” I Coríntios 10:31

Nabucodonosor invadiu Jerusalém pela primeira vez no ano 605 A.C., levando muitos do povo de Israel em cativeiro para a Babilônia. Daniel e seus companheiros estavam entre os cativos levados e foram escolhidos a mando do rei por serem “jovens sem nenhum defeito”, instruídos em toda “sabedoria, doutos em ciência, e versados no conhecimento...para assistirem no palácio do rei...” Daniel 1:4

É digna de imitação a integridade de caráter dos jovens hebreus, mesmo ao estarem em uma terra estranha com princípios pagãos e mundanos. Quando incitados a se alimentarem com “as finas iguarias do rei, e com o vinho que ele bebia”, eles não condescenderam com o apetite. Delicadamente Daniel pediu ao cozinheiro-chefe para não contaminarem seus corpos (o templo do espírito santo) com aquelas comidas; em lugar delas, eles se alimentariam com legumes e água pura, de acordo com a dieta original dada pelo próprio Deus e que é a melhor para a saúde. Após dez dias de experiência com este “simples” regime alimentar, os jovens hebreus estavam com melhor aparência do que aqueles que comiam das finas iguarias do rei. Mantiveram-se firmes ao lado de Deus e não transgrediram com hábitos errados ainda que isto lhes custasse a vida.
Por sua fidelidade, os quatro jovens foram altamente recompensados. Após dez dias de experiência com a dieta ideal, eles foram achados com melhor aparência e mais robustos que os demais, que comiam “da mesa do rei”.

O que comer?

“Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber”.
“No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei.” Daniel 1:12 e 15

Adão e Eva comiam frutos (Gênesis 2:13), legumes e cereais; essa foi a dieta perfeita que Deus criou para um viver saudável.

“E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.” Gênesis 1:29

O viver saudavel requer diligente e vigilante cuidado em todos os aspectos relacinados a saude. Comer bem, beber muita agua, dormir o suficiente, evitar comidas ou bebidas que alterem o estado normal de funcionamento do organismo, tomar banho regularmente, evitar todo e qualquer tipo de bebidas alcoolicas e fumo, praticar exercicios fisicos frequentemente estudar e praticar os conselhos de vida e saude encontrados na palavra de Deus, a Biblia Sagrada; essas sao algumas coisas que se pode fazer para manter-se bem com seu corpo, com sua mente e, consequentemente, com Deus.

Comer ou não comer Parte II


Depois do dilúvio (Gênesis Caps. 6, 7 e 8) não haviam plantas de nenhuma espécie sobre a terra, o mundo inteiro estava desolado pela enchente global. Quando Noé e sua família desceram da arca não havia o que comer sobre a face da terra e foi então que Deus permitiu que a raça humana começasse a comer carne, condição à qual ela não estava preparada física e psicologicamente. Obviamente essa condição seria temporária afinal começaria logo-logo a crescer novamente na terra as plantas e ervas com as quais o homem estava habituado a se alimentar.
Porém, sabendo Deus da índole desobediente do homem e, sabendo Ele, que o ser humano continuaria com aquela prática “estranha” ao seu corpo, preparou uma lista com o que poderia e o que não poderia, do reino animal, servir de alimento ao homem. Esta lista encontra-se no livro de Levítico no capítulo 11 e também no livro de Deuteronômio no capítulo 14.

Link para o capítulo 11 de Levítico online, clique aqui.

Ajuda com alguns nomes "diferentes" de animais mencionados nos livros citados acima:


Animais imundos em Levítico 11:

Arganaz: Espécie de roedor aparentado com os esquilos.
Quebrantosso: Águia de grande envergadura.
Milhano: Ave de rapina florestal.
Mocho: Família das corujas.
Íbis: Parece uma garça ou um tuiuiú.
Poupa: Uma ave inconfundível, com um bico comprido e curvo, uma crista de pontas escuras e um vôo ondulante, semelhante ao de uma borboleta. Ave migratória.
Locusta: Espécie de inseto que salta, família do gafanhoto.
Doninha: Mamífero, carnívoro, família do furão.
Geco: Parente da lagartixa.

Animais limpos em Deuteronômio 14:

Corça: Família dos veados ou gazela.
Gamo: Semelhante ao veado.

Animais imundos em Deuteronômio 14:

Açor: Ave de rapina, família dos urubus.

sábado, 24 de novembro de 2007

Espíritos


"Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?
À lei e ao testemunho! Se não falarem desta maneira, jamais verão a alva." Isaías 8: 19-20

A doutrina da imortalidade natural, a princípio tomada de empréstimo à filosofia pagã, e incorporada à fé cristã durantes as trevas da grande apostasia, suplantou a verdade de que “os mortos não sabem coisa nenhuma”. Eclesiastes 9:5. Multidões crêem que os espíritos dos mortos são os “espíritos ministradores enviados para serviço, a favor dos que hão de herdar a salvação”. Hebreus 1:14


A doutrina de que os espíritos dos mortos retornam a fim de ministrar aos vivos, abriu caminho para o moderno espiritismo. Se os mortos são favorecidos com conhecimento que supera em muito o que antes possuíam, porque não voltariam eles à terra para instruir os vivos? Se os espíritos dos mortos estão a pairar sobre seus amigos na terra, porque não haveriam de comunicar-se com estes? Como poderiam os que crêem no estado consciente dos mortos rejeitar o que lhes vem como “luz divina” transmitida por espíritos "glorificados"? Eis aí um meio de comunicação considerado como sagrado, através do qual Satanás opera. Anjos decaídos aparecem como mensageiros do mundo dos espíritos.
O príncipe do mal tem o poder de trazer à presença dos homens a aparência de seus amigos falecidos. A contrafação é perfeita, e é reproduzida com maravilhosa exatidão. Muitos são consolados com a afirmação de que seus queridos estão desfrutando o céu. Sem suspeitarem do perigo, dão ouvidos a “espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”. I Timóteo 4:1


Os que vivem sem se prepararem corretamente, pretendem viver no céu felizes após sua morte e mesmo ocupar ali elevadas posições. Pretensos visitantes do mundo dos espíritos por vezes proferem avisos e advertências que se demonstram corretos. Então, estando ganha a confiança, apresentam doutrinas que tentam derrubar o que diz as Escrituras Sagradas. O fato de declararem algumas verdades, e poderem por vezes predizer acontecimentos futuros, dão às suas declarações uma aparência de crédito, de modo que seus falsos ensinos são aceitos. A lei de Deus é posta de lado, o Espírito da graça é desprezado. Os espíritos negam a divindade de Cristo Jesus e colocam o Criador no mesmo nível em que eles próprios estão.
Conquanto seja verdade que os resultados da trapaça tenham muitas vezes sido apresentados como manifestações genuínas, tem havido também assinaladas exibições de poder sobrenatural, obra direta dos anjos maus. Muitos crêem que o espiritismo é meramente uma impostura humana. Quando postos face a face diante de manifestações que não podem senão considerar como sobrenaturais, serão enganados e levados a aceitá-las como sendo do grande poder de Deus.

Através do auxílio satânico os magos de Faraó tentaram contrafazer a obra de Deus:

“Então Moisés e Arão se chegaram a Faraó e fizeram como o SENHOR lhes ordenara; lançou Arão o seu cajado diante de Faraó e diante dos seus oficiais, e ele se tornou em serpente. Faraó, porém, mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os sábios do Egito, fizeram também o mesmo com suas ciências ocultas.” Êxodo 7:10-11


Paulo testifica de que a vinda do Senhor seria precedida pela “eficácia de Satanás, como todo poder, e sinais e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça”. II Tessalonicenses 2:9 e 10

João declara: “Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar.” Apocalipse 13:13-14


Não se acham aqui preditas meras imposturas humanas. Os homens são enganados por sinais que os agentes de Satanás efetuam, e não por aquilo que eles pretendam realizar.


Fonte: Ellen G. White em O Grande Conflito Capítulo 34

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Ergam os vossos olhos



“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” II Timóteo 3:1-5

“Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.” Mateus 24:7

Ninguém pode negar ou fingir que não vê que algo está acontecendo ao nosso redor. O mundo está em movimento, as coisas estão acontecendo e cada uma das palavras ditas acima toma um significado mais amplo quando olhamos para o nosso mundo atual.
O século XXI tem sido marcado por muitas tragédias. As catástrofes naturais como terremotos, vulcões em erupção, queimadas e secas têm abatido o planeta. Os sinais do fim dos tempos descritos na Bíblia já aparecem de diversas formas. A parcela mais afortunada da humanidade tem sido apenas testemunha ocular desses acontecimentos, enquanto milhares, infelizmente, têm sido vítimas.
Não só os fenômenos meteorológicos, mas também as guerras, a fome, as pragas, as pestes, as doenças sem cura, o sofrimento e a dor têm abalado nossos dias. As notícias que a mídia vem divulgando diariamente são um reconhecimento - e cumprimento - dos sinais descritos na Bíblia. Que foram frutos de uma revelação a respeito do futuro de todos os seres, dos acontecimentos e das condições naturais que estariam por vir.
Pessoas mais atentas sabem que o paralelo entre os fatos mundiais e as profecias bíblicas têm se estreitado de tal forma que não deixam dúvidas quanto ao fato de que já estamos vivendo os eventos finais. Depois da catástrofe do tsunami, as ondas gigantes que invadiram a costa asiática, em função de um terremoto que atingiu mais de dez países, o número de ciclones tropicais no Atlântico é o maior dos últimos 72 anos. O ano de 2005 entrou para a história devido aos danos provocados pelos acidentes naturais.

“Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.”
I Tessalonicenses 5:3

Tempos atrás me peguei surpreendido comigo mesmo ao ouvir na televisão uma reportagem sobre a reunião, na Alemanha, do “G8” que são os 7 países mais ricos do mundo mais a Rússia. Como todos sabem, esse grupo se reúne para discutir assuntos que influenciam todos os países do mundo; assuntos como: Política, Economia, Ecologia, dentre outros. Essa reunião soa aos meus ouvidos como um grito desesperado dos povos, da natureza, do mundo, por PAZ...

“Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição...”
I Tessalonicenses 5:3

Certo é que o mundo está em comoção e mobilização geral por PAZ e sossego mas nós sabemos que esse mundo no qual vivemos não tem mais como sobreviver e aguardamos ansiosamente o retorno do Mestre para colocar fim à todas as coisas ruins que entristecem e amarguram nossas vidas.

"Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima." Lucas 21.28

Não há nada o que temer. Deus está no controle de tudo e Ele mesmo nos promete que cuidará de cada um que se apegar a Ele e nos levará para um lugar onde não mais existirão as dores e tristezas desta vida. Não haverá mais fome, não haverá mais guerra, não haverão mais mortes e nem separações.

"E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer. Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro." Apocalipse 22:1-7

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Profecias


"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." Salmos 119.105

Existem dois motivos principais em se estudar e compreender os seguintes acontecimentos: o primeiro é a certeza de que o que a Bíblia, a palavra do próprio Deus, predisse sempre se cumpre, independente da vontade ou aceitação dos homens. O segundo motivo é ter a certeza de que se estas coisas aconteceram, com tamanha precisão e riqueza de detalhes, as outras coisas que a Bíblia previu, e que ainda não aconteceram, também, certamente, acontecerão no tempo determinado; e nos ajuda a mantermos nosso caminho na luz da verdade, porque Deus nunca permite que aconteça algo sem antes nos avisar, através da Bíblia e dos Seus profetas.

“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8:32

PROFECIAS:
A profecia não somente prediz a maneira e o objetivo da vinda de Cristo, mas apresenta ainda sinais pelos quais os homens podem saber quando a mesma está próxima.

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas." Lucas 2:25

"O sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento e os poderes do céu serão abalados. Então verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória.” Marcos 13:24-26

"Sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de carvão, a lua toda como sangue." Apocalipse 6:12

CUMPRIMENTO:
O Terremoto que abalou o mundo: Em cumprimento dessa profecia ocorreu em 1755 o mais terrível terremoto que já se registrou. Conhecido como Terremoto de Lisboa, estendeu-se pela Europa, África e América. Foi sentido na Groenlândia, nas Índias Ocidentais, na Ilha da Madeira, na Noruega e na Suécia, na Grã-Bretanha e na Irlanda, numa extensão de mais de dez milhões de quilômetros quadrados. Na África o choque foi quase tão violento quanto na Europa. Grande parte da Argélia foi destruída. Uma vasta onda varreu a costa da Espanha e da África, submergindo cidades.
Montanhas, “algumas das maiores de Portugal, foram impetuosamente sacudidas, como que até aos fundamentos; e algumas delas se abriram nos cumes, os quais de partiram e rasgaram de modo assombroso, sendo delas arrojadas imensas massas para os vales adjacentes. Saíram chamas dessas montanhas.”
Em Lisboa, “um som como de trovão foi ouvido sob o solo e imediatamente depois um violento choque derribou a maior parte da cidade. No lapso de mais ou menos seis minutos, pereceram sessenta mil pessoas. O mar a princípio se recolheu, deixando seca a barra; voltou então, erguendo-se doze metros ou mais acima de seu nível comum.”

O escurecimento do Sol e da Lua: Vinte e cinco anos mais tarde apareceu o sinal seguinte mencionado na profecia – o escurecimento do Sol e da Lua. Em 19 de Maio de 1780 cumpriu-se esta profecia.
Testemunha ocular, em Massachussetts (EUA), descreve o evento nos seguintes termos: “Pesada nuvem negra se espalhou por todo o céu, exceto uma estreita orla no horizonte, e ficou tão escuro como usualmente é às nove horas de uma noite de verão...”
“Acenderam-se velas, e o fogo na lareira brilhava tanto como em noite de outono sem luar.... As aves retiraram-se para os poleiros. O gado ajuntava-se no estábulo; as rãs coaxavam e os morcegos voavam em derredor. Mas os seres humanos sabiam que não era vinda a noite....”
“Na maioria dos lugares do país as trevas foram tão grandes durante o dia, que as pessoas não podiam dizer a hora, quer pelo relógio de bolso, quer pelo de parede, nem jantar, nem efetuar suas obrigações domésticas, sem a luz de velas.”

Lua como sangue: “Tampouco foram as trevas da noite menos incomuns e aterrorizadoras do que as do dia; não obstante haver quase lua cheia, nenhum objeto se distinguia a não ser com o auxílio de alguma luz artificial, que, quando vista das casas vizinhas ou de outros lugares a certa distância, aparecia através de uma espécie de cortina negra, que se afigurava quase impermeável aos raios.” “Se todos os corpos luminosos do universo tivessem sido envoltos em sombras impenetráveis, ou arrancados da existência, as trevas não teriam sido mais completas.” Depois da meia-noite as trevas se desvaneceram, e a Lua, ao tornar-se visível, tinha a aparência de sangue.
O dia 19 de Maio de 1780 figura na história como “o Dia Escuro”. Desde o tempo de Moisés, nenhum período de trevas de igual densidade, extensão e duração, fora registrado. A descrição oferecida por testemunhas oculares não é senão um eco das palavras registradas pelo profeta Joel, cerca de 2.500 anos antes: “O sol se converterá em trevas e a lua em sangue antes que venha o grande dia do SENHOR.” Joel 2:31.

“Ao começarem estas coisas a suceder”, disse Jesus, “exultai e erguei as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima.” Lucas 21:28.

“Assim também, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que está próximo o reino de Deus.” Lucas 21:30-31.

Dentre as promessas e profecias Bíblicas, a mais bela e mais aguardada por todos os povos do mundo e em todos os tempos, é a vinda de Jesus para nos libertar do mal e trazer a paz eterna às nossas vidas. Todos os acontecimentos relatados foram preditos por Jesus e nos é importante conhecê-los e saber de seu cumprimento para que possamos entender a proximidade do retorno do Mestre.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Morte e vida.

A morte é uma inimiga cruel, e a maioria das pessoas sente a tristeza que ela provoca. Há muitas idéias diferentes concernentes ao estado dos mortos. Estas idéias variam entre ir diretamente ao céu ou ao inferno; chegar a uma outra vida, tornar-se um espírito ou a morte como um sono tranqüilo, na sepultura, aguardando a ressurreição. Com tantas idéias conflitantes é preciso obter uma resposta definitiva:

"Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." Genesis 2:7

Antes de saber algo sobre a morte precisamos analisar a vida e como ela começou. O homem é formado de duas partes:

Pó da terra + O fôlego de vida. = Alma vivente.

Da mesma forma que uma lâmpada:

Lâmpada + Corrente elétrica = Luz

Remove-se a corrente elétrica e a luz some. Se for retirado o fôlego de vida não resta nada, só um corpo morto.

Com isso o homem passou a “ser” uma alma vivente e não a “ter” uma alma, como acreditam alguns.

A primeira mentira sobre a natureza da morte foi pronunciada quando a serpente disse a Eva: “É certo que não morrereis.” Gênesis 3:3-4
E o ser humano então acreditou que poderia ser imortal de alguma forma, mesmo que fora do corpo.

"Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem à região do silêncio." Salmos 115:17

A Bíblia nunca sugere que o “espírito” é um tipo de segunda personalidade vivente que pode desfrutar de existência pessoal separada do corpo. Antes, ela ensina que o homem não tem consciência, conhecimento, do que quer que seja na morte. Se o “espírito” que volta pra Deus fosse capaz de atuar fora do corpo , certamente iria louvar a Deus na sua presença, mas o texto diz que os mortos não louvam o Senhor. A explicação simples pra isso é que eles simplesmente não podem fazê-lo.

"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem de coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do Sol." Eclesiastes 9:5-6

De forma resumida, esses versos explicam que os mortos não sabem coisa alguma. Mesmo suas emoções, tais como amor e ódio, deixam de existir. A morte não é uma continuação da vida como muitos supõem.

Os mortos não estão cientes dos problemas e dificuldades daqueles que deixaram para trás. Se eles pudessem ver seus queridos passando necessidade ou pesar, não poderiam desfrutar a “outra vida” (caso essa existisse).
Porque o mesmo SENHOR descerá do céu com alarido, e com voz de Arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão..." I Tessalonicenses 4:16

Quem está morto, bom ou mal, não tem consciência do que se passa neste ou em outro mundo. Descansa e aguarda o dia da ressurreição.